Netbook ou Notebook - Qual a diferença ?

Esse artigo visa comparar as características de netbooks e notebooks, expondo suas diferenças e esclarecendo qual a melhor opção para determinada atividade.

Netbooks são dispositivos projetados com o objetivo principal de uso sendo a interação com conteúdo da internet, sendo aptos para comunicação, aprendizagem e visualização de informação.

Eles têm em comum um formato compacto (sete a dez polegadas), são ultra-leves, possuem uma capacidade de carga de bateria maior comparativamente com a dos notebooks, e são menos dependentes de uma fonte fixa de energia para recarga durante um dia de trabalho.

São extremamente portáteis e podem ser tranquilamente movidos de um lugar para outro.

Eles podem possuir mais de um método sem fio para conexão com a internet.

Netbook Dell
Netbook ou Notebook - Qual a diferença ?
Netbooks: pequenos e leves, porém com capacidade limitada

Notebooks são computadores com uma gama maior de aplicações (usos) em um formato um pouco maior, de dez polegadas pra cima. São aptos à criação de conteúdo e são capazes de suportar cargas de multiprocessamento pesadas, com vários programas funcionando simultaneamente.

Podem também visualizar, criar e editar video em alta definição e executar programas pesados como os de desenho para engenharia (CAD) e os de modelagem matemática.

Os notebooks, assim como os netbooks, são portáteis, porém alguns estão se tornando menos portáteis, como os de 17 polegadas, e outros mais portáteis, como os ultra finos. Usuários de notebooks tendem a transportá-los em maletas apropriadas com todo o tipo de acessório para movê-los para algum lugar que não seja o domicílio ou o trabalho.

Apesar de alguns notebooks serem capazes de conectar-se a internet via rede de celular além da conexão Wi-Fi, o fato de ter um modem fixo de uma operadora pode ser considerado uma desvantagem, portanto usuários de notebooks tendem a investir em modems externos para a rede celular.

Notebook Dell
Netbook ou Notebook - Qual a diferença ?
Notebooks: menos portáteis, porém com alta capacidade

Portanto netbooks são feitos para um propósito limitado, enquanto notebooks são uma ferramenta com multiplas aplicações.

A questão central a ser esclarecida é quais aplicações (programas) pretende-se executar. Se a intenção for rodar aplicativos básicos e surfar na web, o netbook é uma boa solução. Entretanto, se deseja-se executar diversos aplicativos simultaneamente, ou precisa-se de proteção em tempo real contra vírus, ou fazer edição de vídeo em alta definição, um notebook faz-se necessário.

Este artigo foi baseado no artigo Netbook vs. Notebook, que expõe a perspectiva da Intel sobre o assunto, segundo seu gerente Mooly Eden.